De 18 a 21 de Julho, a Blue Zone realizou uma formação que beneficiou vários Técnicos de Manutenção da FIPAG (Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água), que actuam nas áreas operacionais de todas as províncias do país, e que foi dirigida pelo Engenheiro Alfredo Daniel Boane, Colaborador no Departamento de Vendas e Projectos da Blue Zone.
Durante 3 dias, a formação teve lugar na Sala da Academia do FIPAG, onde os técnicos foram dotados de conhecimentos teóricos e, no quarto dia, tiveram capacitações práticas nas instalações da Blue Zone, na cidade de Maputo.
De acordo com Sidsel Lorenzen, Administradora da Blue Zone, esta formação tinha os seguintes objectivos: (1) capacitar os técnicos na manutenção das bombas Grundfos; (2) manutenção preventiva assim como interventiva dos modelos utilizados em cada área, tais como bombas submersíveis e bombas centrífugas exteriores; e (3) capacitar os técnicos na consulta dos manuais, que estão disponíveis no website da Grundfos.
“As manutenções em questão têm a ver com intervenções básicas, que passam pela substituição de rolamentos, vedantes até mesmo de desmontagem em geral de uma bomba ou de um motor eléctrico para uma reparação geral.” explica Sidsel Lorenzen acrescentando que os manuais e catálogos disponíveis no website da Grundfos estão relacionados com todas as bombas da marca e podem ajudar a solucionar os problemas decorrentes no dia-a-dia dos técnicos da FIPAG.
Segundo Adelson Manuel, Coordenador Técnico da Região Centro da FIPAG, esta foi uma oportunidade que os técnicos tiveram de conhecer profundamente os vários tipos de bombas ou produtos da Grundfos e aprender sobre o dimensionamento das bombas, de modo a saber como ajudar o cliente a escolher a bomba que realmente precisa. Para além disso, Adelson Manuel diz que esta formação foi muito importante porque sanou algumas dificuldades que os técnicos costumavam enfrentar sempre que havia avaria do equipamento e deu-lhes conhecimentos de como resolver problemas futuros.
“Este tipo de formação é importante, porque nós precisamos saber o que temos que mexer para cada tipo de bomba e conhecer os acessórios para manter a longevidade dos equipamentos” – concluiu o Coordenador Técnico da Região Centro da FIPAG.
Veja alguns momentos da formação a seguir:


