Notícias

Director Geral do CFPAS enaltece o papel da Blue Zone na formação de profissionais

O Director Geral do Centro de Formação Profissional de Água e Saneamento (CFPAS), Carlos de Jesus Valentim, enalteceu, recentemente, o papel da Blue Zone na formação dos estudantes da instituição na qual está à frente.

Falando no âmbito da inauguração das novas instalações da Blue Zone, Carlos de Jesus Valentim disse que está no cargo de Director Geral do CFPAS há cerca de 2 anos e encontrou um bom historial sobre a relação que a empresa tem com esta instituição de ensino profissional, pois sempre deu oportunidades aos estudantes para estágios.

Encontrei um histórico muito amistoso relativamente a parceria que outrora existiu entre a Blue Zone e o CFPAS, e achei muito interessante, de tal maneira que acabei desenvolvendo acções no sentido de restabelecer esta parceria. Por esta razão, tivemos um encontro de trabalho e desenhamos algumas linhas de parceria e, neste momento, contamos com um memorando que foi assinado entre as partes.” – disse o académico, acrescentando que que é gratificante saber que, actualmente, há estudantes do CFPAS que estão a trabalhar na Blue Zone.

“É muito gratificante para nós como academia, pois somos uma instituição e as maiores apostas do governo a nível da educação é aprimorar o ensino baseado em competências, portanto, o saber fazer. Muita das vezes, o grande desafio das instituições de formação profissional é assegurar a empregabilidade, ou seja, em algum momento, temos que ter o conforto de saber que aquilo que é o nosso produto está a ter aplicação a nível do mercado e encontramos a Blue Zone como um parceiro preferencial.” expressou-se Carlos de Jesus Valentim.

O Director Geral do CFPAS avançou ainda que uma das linhas estratégicas da instituição tem a ver com inovação tecnológica e os estudantes podem aprimorar a mesma na Blue Zone.

O que está acontecer é que há muito avanço tecnológico no mercado de trabalho e, muita das vezes, a academia é encontrada em contra pé, pois alguma abordagem tecnológica já está em implantação. Nós pretendemos ter este aprimoramento a nível tecnológicos, principalmente a nível de bombas. O nosso domínio de formação é o abastecimento de água, saneamento e a gestão de recursos hídricos, temos componentes muito fortes ligadas ao manuseamento, conhecimento e gestão de sistemas, através de bombas, e um parceiro que nos traz estes elementos é de muita importância” – concluiu.

A Blue Zone está sempre aberta a dar oportunidades aos estudantes e recém formados para que possam desenvolver as suas habilidades, através de estágios profissionais, e alguns deles depois ganham contratos de trabalho.