Notícias

Fundação Grundfos ajuda 23.000 pessoas com um sistema de abastecimento de água solar em Tanzânia

Recentemente, a Water Mission e a Fundação Grundfos celebraram um marco importante: Um único sistema de abastecimento de água alimentado por energia solar que proporciona a cerca de 23.000 pessoas o acesso à água potável em Makere, na Tanzânia. 

Este esforço está a mudar vidas e a ganhar o reconhecimento do governo do país. O Ministro da Água da Tanzânia, Jumaa Hamidu Aweso, juntamente com a sua delegação, visitou o projecto de água potável de Makere para inspeccionar todos os componentes do projecto e participar na cerimónia de inauguração.

Devido ao tipo de solo nesta região de África, é difícil localizar boas fontes de água subterrânea, o que torna este projecto um desafio. No entanto, com a ajuda da tecnologia tTEM, a Water Mission identificou uma fonte de água adequada e perfurou com sucesso um furo perto da comunidade. Isto garantiu uma fonte de água consistente.

Utilizando um Inversor Solar Renovável Grundfos de 22Kw e uma bomba SP 46-12, a água é bombeada do furo para um recinto de tratamento que contém 10 cloradores de erosão. Um conjunto solar sob-redimensionado, que inclui cerca de 100 painéis, permite que a água seja bombeada mais cedo ou mais tarde durante o dia. A água tratada é bombeada para um tanque de armazenamento de 50.000 galões (200.000 litros) e depois empurrada a pedido através de aproximadamente nove milhas (15 quilómetros) de tubagem de distribuição para 35 pontos de acesso em toda a comunidade.

Neste momento, está a ser testada uma ligação pré-paga com contador no centro comunitário de Makere, enquanto os outros pontos de acesso utilizam um operador de torneira para controlar o consumo de água. Esta é a primeira vez que a comunidade tem água segura e tratada e água suficiente para todos.

Saiba mais em: https://www.pdjf.dk/en/article/solar-powered-drinking-water-for-23000-people-makere/

Blue Zone. Representante oficial e parceiro de serviço autorizado Grundfos.