Notícias

Fundação Grundfos aposta no desporto

Em parceria com a Fundação Grundfos, a FANT iniciou, em 2022, o projecto “Girls Saturday” (Sábado das Raparigas), que faz com que raparigas tenham diferentes actividades desportivas, uma vez por mês, em toda a Serra Leoa.

“Através da participação em actividades desportivas, as raparigas sentem uma maior autoconfiança e uma percepção do seu próprio empoderamento, o que as torna capazes de se defenderem a si próprias e de se tornarem parte activa das mudanças que desejam ver nas comunidades”, afirma Mamaduh Bah, Coordenador do Projecto na FANT Serra Leoa.

Recentemente, a Fundação Grundfos concedeu cerca de 300 mil euros para a FANT continuar o trabalho realizado na primeira fase do projecto “Girls Saturday”. Os campos de futebol, em 30 comunidades locais da Serra Leoa, serão dedicados às raparigas no último sábado de cada mês, bem como os campos de 6 clubes de andebol, recentemente criados.

“O Sábado das Raparigas é um espaço livre com um tom informal e um fórum onde podem ser abordados temas sérios e muitas vezes tabu, como o risco de violação, a menstruação, a circuncisão, que é um problema entre as raparigas na Serra Leoa, a falta de acesso à educação e outros”, diz Mamaduh Bah.

Com este projecto, as raparigas começam ter sonhos e esperanças de um futuro que envolve o desporto e onde são ouvidas, assim como esperam ser modelos para as gerações futuras.

Saiba mais em: https://www.pdjf.dk/en/article/change-the-world-through-sports/

Blue Zone. Representante oficial e parceiro de serviço autorizado Grundfos.