A Grundfos está a estabelecer parcerias com as principais empresas dinamarquesas e o Danish Technological Institute no projecto Circular Industrial Plastics (CIP) para aumentar a reciclagem de plásticos industriais em pelo menos 20%, antes de 2025, e para criar uma nova plataforma de reciclagem de plásticos.
Hoje em dia, muitos produtos industriais feitos de plástico são queimados ou depositados após a sua utilização, porque não são concebidos para reciclagem ou porque as tecnologias de reciclagem disponíveis não podem manusear os produtos. Diante desta situação, grandes empresas dinamarquesas preferem uma mudança e gostariam que a reciclagem aumentasse pelo menos 20%, antes de 2025.
“O plástico industrial é um grupo de materiais muito importante e é possível criar um desenho funcional a partir desse material. A Grundfos assume a responsabilidade por toda a cadeia de valor e pelo produto no fim de vida. É uma tarefa muito complexa combinar materiais e tecnologias circulares de fim de vida útil. A Grundfos não consegue realizar isto por si só. Assim, para além de inspirar outras empresas, a Grundfos também quer reforçar a sua ‘caixa de ferramentas’ no que diz respeito a produtos antigos e à concepção de novos produtos“, diz Preben Jakobsen, Engenheiro Chefe e representante da Grundfos no projecto CIP.
Desta forma, a Grundfos já começou a dar passos importantes com o objectivo de reutilizar o plástico nos seus produtos e acredita que este é um processo que requer parceria e colaboração.